Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria homenageia mulheres que foram voz e força na criação da Lei Maria da Penha

Viva Maria se despede de agosto exaltando o legado de mulheres responsáveis pela elaboração do projeto que deu luz à criação da Lei Maria da Penha

Viva Maria

No AR em 31/08/2021 - 02:03

O Viva Maria se despede do mês de agosto enaltecendo a importância de comemorar os 15 anos da lei de enfrentamento à violência doméstica em nosso país. O programa homenageia, sobretudo, as mulheres que foram as principais responsáveis pela elaboração do projeto que deu luz à criação dessa lei festejada pela ONU como uma das três melhores do mundo: a Lei Maria da Penha.

Nesta edição, a relatora do projeto de lei, a deputada Jandira Feghali, explica que grande parte desse sucesso se deve a grande mobilização das mulheres do Brasil no enfrentamento à violência. Ao lado de outras articuladoras da Lei Maria da Penha, a deputada Jandira Feghali participará de uma live que se propõe a revelar  “Os Bastidores da Elaboração do Projeto de Lei 11.340". Live será transmitida nesta terça-feira, 31 de agosto, às 19 horas no canal oficial do CEPIA Cidadania no youtube.

A transmissão online é uma iniciativa da CEPIA, Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação, que, através do depoimento de Jacqueline Pitanguy, uma de suas coordenadoras , presta homenagem, em memória a advogada feminista, Elizabeth Garcez, referência do Direito de Família e das Mulheres.

 

"Era advogada feminista, alegre, integrou o grupo de advogadas feministas que deram o ponta pé inicial na criação da Lei Maria da Penha e trabalharam em seu desenho jurídico. Salve Betty", comenta Pitanguy.

 

Em conversa com Adriana Mota, da Articulação das Mulheres brasileiras, Mara Régia relembra também outra grande referência e destaque na galeria das notáveis da Lei Maria da Penha: Nilcéa Freire, ex-reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, médica, pesquisadora, ex–ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Nilcéa faleceu em 28 de dezembro de 2019, vítima de um violento câncer.  Adriana, que era amiga pessoal de Nilcéa reconta um pouco da vida e obra da ex-ministra. 

 

"A construção da Lei Maria da Penha me aproximou muitíssimo da Nilcéa, não só por causa da lei, mas porque Nilcéa construiu verdadeiramente um programa de enfrentamento à violência contra as mulheres no governo federal, com o Ligue 180, com a própria Lei Maria da Penha, com uma série de medidas que ela tomou para que o enfrentamento à violência contra as mulheres fosse uma pauta de estado, de governo", conta Adriana.

 

Ouça a edição completa do Viva Maria no player acima.

Criado em 31/08/2021 - 07:24

Mais do programa