Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Nacional da Amazônia comemora 44 anos de existência

Há mais de quatro décadas, a rádio já proporcionou grandes encontros e aventuras

Viva Maria

No AR em 01/09/2021 - 03:41

Setembro chegou e com ele muitos motivos para comemorar. Hoje, primeiro dia do mês da primavera, a Rádio Nacional da Nacional da Amazônia comemora 44 anos de existência. Além disso, Viva Maria entra na contagem regressiva para a celebração dos seus 40 anos. Há mais de quatro décadas, a emissora conecta vidas pelas ondas do rádio, já proporcionou grandes encontros, foi trilha de muitas histórias e protagonizou momentos importantes presentes no imaginários dos queridos ouvintes.

A Rádio Nacional da Amazônia também foi trilha e fez parte do cenário vivido pelo navegador Amyr Klink numa viagem pelo Atlântico Sul com um barco a remo em 100 dias, 6 horas e 23 minutos de viagem. No livro “Cem Dias Entre o Céu e o Mar”, o renomado navegador relatou:

 

“Em 5 de setembro o mar continuava forte, mas inofensivo. Captei durante um dos intervalos de trabalho uma nova estação no meu radinho, a Rádio Nacional da Amazônia, exatamente no dia da Amazônia. Foi uma sorte. Fiz uma pausa para me aliar às comemorações, e atento, fiquei ouvindo um programa dirigido aos trabalhadores dessa continental região, em especial aos garimpeiros de serra pelada. Anúncios de material para garimpo, cartas pedindo informações sobre familiares afastados pela ‘febre do ouro, noivos desaparecidos, histórias de fortuna e cotidianos de ilusão. Estava em plena Selva Amazônica, vivendo os problemas de suas gigantescas e áridas cidades. Não resisti e, remando entre as ondas altas, consumi a tarde desse dia num inflamado discurso sobre o radinho de pilha e sua importância num país tão grande como o Brasil”.

 

E em meio a tantas aventuras nesse navegar pelos rios da Amazônia nas ondas do rádio, Mara Régia ouve a história impressionante da poeta Galvanda Galvão vivenciada em plena floresta.  Durante uma travessia pelas corredeiras do Rio Iriri, na região amazônica, Galvanda sofreu um corte profundo no pé.  A poeta visita dona Dora, sábia e fiel ouvinte da Nacional da Amazônia, que proporciona a cura do corte costurando a ferida com a força das orações e dos saberes da floresta. O encontro proporcionou uma linda troca de experiências entre as duas sobre a paixão pelo rádio.

Ouça o depoimento completo no player acima. 

Criado em 01/09/2021 - 06:05

Mais do programa