No calendário das datas pela igualdade de gênero, 28 de setembro é o Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe. No Brasil, mulheres e movimentos se valem dos meios de comunicação, redes sociais e centros acadêmicos para debater a violência sexual e o direito ao aborto legal em nosso no país.
Inclusive, esse é o nome de um livro que será lançado pela coleção Temas em Saúde, pela editora Fiocruz, na próxima quarta-feira (29): "Violência sexual e direito ao aborto legal no Brasil: fatos e reflexões". Trata-se de um trabalho coletivo, assinado por Camila Giugliani, Gregório Patuzzi, Maura Belomé e Angela Ruschel, mestre em Saúde Coletiva e psicóloga do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, que é entrevistada nesta edição do Viva Maria.
Ela detalha o conteúdo dessa publicação que resgata a história dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres no Brasil.
Acompanhe o bate papo no player acima.
Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria está há 40 anos no ar e é marco na luta dos direitos das mulheres. É produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia Di Perna. Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de programete e vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC: Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. Os episódios também estão disponíveis na página do programa.