Esta edição o programa está em ritmo de festa junto aos ouvintes que têm acompanhado o Projeto Viva Maria Ano 40. Até dezembro de 2022, haveremos de pautar grande parte de nossas ações pela "Primavera das Marias" que faz florescer nossa força, raça e fé. Nesta terça-feira (26), por exemplo, será lançado o famoso calendário que, graças ao grupo de WhatsApp das Super Marias e ao apoio da ONU Mulheres, acabou de concretizar o sonho antigo de homenagear algumas das mulheres que puderam dar voz as suas respectivas trajetórias de vida e de luta através desse nosso rádio mulher.
O lançamento vai acontecer em Brasília, às 19h30, na Praça das Avós do Infinu, Comunidade Criativa que fica na 506 Sul. É uma grande oportunidade que a gente vai ter de aplaudir Kennya Silva, poeta de Xinguara (PA), uma das personalidades que ilustra o calendário das Marias. Além dela, Cristina Lopes Afonso, uma das maiores autoridades em politicas afirmativas em nosso país, também estará em Brasília para realizar uma roda de conversa sobre misoginia.
E isso porque poucas mulheres tiveram que trocar de pele, como ela, para sobreviver ao ódio que faz com que muitos homens se sintam donos do corpo e da vida das mulheres. Cristina é uma sobrevivente da violência de gênero que sofreu aos 20 de idade e é ela a convidada desta edição do Viva Maria. Acompanhe no player abaixo:
Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria está há 40 anos no ar e é marco na luta dos direitos das mulheres. É produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia Di Perna. Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de programete e vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC: Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. Os episódios também estão disponíveis na página do programa.