Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria celebra Novembro Negro com mais uma vitória na luta contra o racismo

Advogada Vera Lúcia Santana Araújo comenta decisão do STF que equipara o crime de injúria racial ao de racismo

Viva Maria

No AR em 01/11/2021 - 11:08

Valeu ZUMBI ! Valeu DANDARA! O Viva Maria se apronta em festejar a chegada do penúltimo mês do ano cantando vitória! Uma vitória que celebra a força da raça  e o significado de uma luta que só agora, à luz da justiça, abre caminho para uma igualdade real para brasileiras e brasileiros!

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu  na última quinta-feira (28), por 8 votos a 1, que o crime de injúria racial pode ser equiparado ao de racismo e ser considerado imprescritível, ou seja, passível de punição a qualquer tempo.

De acordo com o Código Penal, injúria racial é a ofensa à dignidade ou ao decoro em que se utiliza palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima. O crime de racismo, previsto em lei, é aplicado se a ofensa discriminatória é contra um grupo ou coletividade — por exemplo: impedir que negros tenham acesso a estabelecimento. O racismo é inafiançável e imprescritível, conforme o artigo 5º da Constituição.

Com isso, temos mais um motivo para fazer desse mês um novembro verdadeiramente negro! De posse dessa certeza, o Viva Maria saúda a Advogada Vera Lúcia Santana Araújo, integrante da Executiva Nacional da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) e da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno, convidada desta edição.

Acompanhe no player abaixo:


 

Criado em 01/11/2021 - 11:24 e atualizado em 01/11/2021 - 11:23 - Episódio Viva Maria celebra Novembro Negro com mais uma vitória na luta contra o racismo

Mais do programa