Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Neste Dia Mundial dos Direitos Humanos Viva Maria fala sobre o direito à terra

Luciana Cristina Pivato, advogada, fala nesta edição sobre os projetos da ONG Terra de Direitos

Viva Maria

No AR em 10/12/2021 - 13:46

Na certeza de que sem os direitos das mulheres não há direitos humanos, Viva Maria se une a todas as pessoas que nesta data estão irmanadas na luta contra todas as formas de violência. O documento que faz deste 10 de dezembro um marco histórico nasceu justamente no pós-guerra depois do horror e do trauma provocado pela barbárie que marcou essa página infeliz da história do mundo.

A Declaração dos Direitos Humanos, que em trinta artigos enumera os direitos civis, econômicos, sociais e culturais "inalienáveis" e "indivisíveis" que toda humanidade tem ao nascer, foi consolidada por 58 Estados membros da Assembleia Geral da ONU. Estes Estados assinaram em 1948, na cidade de Paris, esse Código de conduta e de princípios éticos fundamentais para guiar os povos e as nações na direção de futuro, justiça, igualdade e paz.

Não por acaso, a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher termina nesta data. Participam dessa iniciativa, que começou há mais de 20 anos, 135 países, os quais de 25 de novembro a 10 de dezembro trabalham diuturnamente em ações que tem por objetivo desarmar a força bruta que se exprime em gritos, xingamentos, pancadarias e assassinatos.

No Brasil, essa mobilização sempre começa mais cedo: no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Isso com o intuito de homenagear a mulher negra, que sofre dupla violência, a de gênero e a racial. Destaque para as quilombolas, guerreiras que com bravura lutam por seus territórios!

Por isso, neste 10 de dezembro, o Viva Maria faz questão de ouvir uma pessoa que representa a ONG Terra de Direitos, a advogada Luciana Cristina Pivato.

Acompanhe a entrevista no player abaixo:

Criado em 10/12/2021 - 14:09 e atualizado em 10/12/2021 - 14:09 - Episódio Neste Dia Mundial dos Direitos Humanos Viva Maria conversa com advogada sobre o direito à terra!

Mais do programa