Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria reforça luta de mulheres negras na véspera do Dia Mundial dos Direitos Humanos

10 de dezembro se aproxima e a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher também se encerra

Viva Maria

No AR em 09/12/2021 - 09:54

Na certeza de que sem os direitos das mulheres não há direitos humanos, Viva Maria antecipa as comemorações em torno do 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos, para dar voz às mulheres negras, que sob o manto da invisibilidade, continuam sendo vítimas do racismo e da violência. 

Para falar sobre este assunto, contamos com a participação de Vicenta Camusso, da Rede de Mulheres Afro Latino-americanas e Caribenhas e da Diáspora no Uruguai. Vicenta fez questão de compartilhar seu espanto ao participar de uma Conferência da ONU em Genebra sobre os Direitos Humanos, onde, quando da leitura final do documento do encontro, percebeu que não havia nenhuma referência à situação de desigualdade que as mulheres negras experimentam, mesmo no Brasil, onde elas são maioria.

Nadine Gasman, representante da Onu Mulheres no Brasil, que teve a oportunidade de ouvir Vicenta Camusso, comentou essa lacuna no documento da ONU,  com exclusividade para o Viva Maria, e disse acreditar que a criação do Fórum  Permanente pela Igualdade Racial  (Fopir) é um grande passo contra as desigualdades de gênero e raça. Acompanhe no player abaixo:

Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria está há 40 anos no ar e é marco na luta dos direitos das mulheres. É produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia Di Perna. Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de programete e vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC:  Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. Os episódios também estão disponíveis na página do programa.

Criado em 09/12/2021 - 13:30 e atualizado em 09/12/2021 - 10:10 - Episódio Viva Maria reforça luta de mulheres negras na véspera do Dia Mundial dos Direitos Humanos

Mais do programa