O Viva Maria celebra neste 2 de fevereiro o dia da Rainha do Mar, Iemanjá! Neste dia, em todo o Brasil, diversos rituais se rendem à realeza de Odoyá!
Para além das crenças, mesmo em tempos de distanciamento social, é impossível deixar de festejar essa herança da cultura afro-brasileira, seja no candomblé, sejam em outras tantas religiões de matrizes africanas.
Importante lembrar também que o 2 de fevereiro é o Dia Mundial das Áreas Úmidas. Celebrado pela ONU, a data serve de alerta para a situação crítica de pântanos, charcos, turfas e acúmulo de águas em áreas inundáveis do planeta, como o Pantanal, no caso do Brasil.
Sobre a importância de protegermos essas áreas em nome da vida que vem dos mares, responsável por 50% do oxigênio que respiramos, vamos conversar com Vera Lessa Catalão, doutora, professora de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e que há anos se dedica ao cuidado da ecologia humana e da educação ambiental.
Acompanhe o bate-papo no player acima.
Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria está há 40 anos no ar e é marco na luta dos direitos das mulheres. É produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia Di Perna. Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de programete e vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC: Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. Os episódios também estão disponíveis na página do programa.