Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria: escritora manifesta indignação por falas machistas de deputado

Mara Régia conversou com Branca Moreira Alves, uma das autoras do livro "Feminismo no Brasil, Memórias de quem fez acontecer"

Viva Maria

No AR em 07/03/2022 - 17:00

O Viva Maria desta segunda-feira (7) comenta a indignação que nos tomou de assalto ao longo de todo o fim de semana diante da manifestação repugnante de um cidadão eleito deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo em relação às mulheres ucranianas. Segundo ele, “mulheres fáceis, porque são pobres!”

Importante lembrar que essa mesma Assembleia, em 2020, foi cenário de um caso emblemático de violência de gênero na política: a deputada estadual Isa Penna foi assediada, importunada sexualmente, em plena sessão deliberativa no plenário por seu colega de profissão, o deputado Fernando Cury. Ao fim e a cabo, a esperada cassação do agressor não passou de uma suspensão por alguns meses.

Dessa feita, esperamos que o machismo estrutural não prevaleça diante do clamor das inúmeras petições pela cassação do deputado. E quem compartilha dessa mesma expectativa é Branca Moreira Alves uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil.

Ouça no player acima.

Branca falou também sobre a live de lançamento do livro Feminismo no Brasil: memórias de quem fez acontecer. Ela é uma das autoras da obra, que fala sobre direitos reprodutivos, o assassinato de Angela Diniz, entre outros temas que marcaram a luta feminista.

O lançamento será no YouTube nesta terça-feira, às 18h30, no Canal Bazar do Tempo. 

8 de março

Pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, o programa Viva Maria está há 40 anos no ar e é marco na luta dos direitos das mulheres. É produzido e apresentado pela jornalista Mara Régia Di Perna. Atualmente, o Viva Maria é transmitido em formato de podcast e vai ao ar de segunda a sexta-feira, em diferentes horários em rede pelas emissoras de rádio da EBC: Rádio Nacional da Amazônia - OC 11.780KHz, 6.180KHz, Rádio Nacional de Brasília – AM 980 kHz, e Rádio Nacional do Alto Solimões - FM 96,1 MHz. Os episódios também estão disponíveis na página do programa.

Criado em 07/03/2022 - 13:34

Mais do programa