O Viva Maria relembra nesta segunda-feira (21) o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
A data é histórica e seu significado encontra na música Lágrima do Sul, de Milton Nascimento, sua melhor tradução
Choremos juntos essa “Lágrima do Sul” em homenagem a Mandela, e a todos que sonharam com uma Àfrica do Sul livre das barbaridades cometidas em nome do racismo.
Importante lembrarmos ainda das vÍtimas da chacina de Shaperville que em 21 de março de 1960 foram covardemente assassinadas pela polícia sul africana.
Desde 1966 , portanto, há 56 anos, a ONU elegeu a data como um marco para a eliminação da Discriminação Racial.
Uma referência no calendário de luta das mulheres do Brasil que hoje promovem uma série de atividades com o objetivo de aprofundar o debate em torno da questão racial.
Destaque para o caso Caso Alyne Pimentel, cuja história haverá de ser recontada na manhã de hoje durante um Twittaço que, dentre outras coisas, vai lançar uma série de três Podcasts: #20anosdocasoAlynePimentel.
Coube a advogada Letícia Vella, que integra o Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde, a pesquisa que resultou no conteúdo da serie de podcast que é uma realização do Portal Catarinas, Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde (CFSS), Coletivo Margarida Alves (CMA), com o apoio do Cladem Brasil (Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher).
Ela falou ao Viva Maria a respeito da produção, que é parte de uma estratégia nacional por justiça reprodutiva formada por 15 organizações.
Ouça a entrevista completa no player acima.