Com a mesma coragem com que as amigas da Suíça, em 2005, ousaram pleitear o Nobel da Paz para 1000 mulheres ao redor do mundo, Viva Maria dá início nesta segunda- feira à série Mulheres pela Paz ao redor do mundo com o objetivo de fazer ecoar a solidariedade que nos une em prol das grandes causas até as refugiadas dos países que padecem dos horrores da guerra.
Sob a inspiração da mais ucraniana das mulheres do Brasil, Clarice Lispector, começamos a série ouvindo Zezé Mota que é uma das Guerreiras do Projeto Mil Mulheres que em 2005 indicou 52 valorosas brasileiras ao Prêmio Nobel da Paz. Zezé Motta tem o privilégio de habitar o mesmo espaço físico onde Clarice viveu até o último dia de sua vida!
A partir dos escritos de guerra que Clarice trocou com seus familiares e amigos entre os anos de 1944 e 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, o programa destaca o fato de Clarice ter se voluntariado como enfermeira durante o conflito
Sabemos que em tempos de guerra, a resistência tem nome de mulher, por isso Viva Maria aposta no resgate da história pessoal das guerreiras da paz que sob a inspiração de Clarice haverão de compartilhar a cada episódio um pouco da luta que empreendem pela construção de uma cultura de paz !
Zezé Mota, no episódio que dá início à série, faz de seu canto e de sua visibilidade na mídia brasileira, um instrumento de força, raça e fé em prol da segurança humana e da justiça, até porque para ela “Paz é diminuir desigualdades, em todos os sentidos".
A série Mulheres pela Paz ao redor do mundo irá ao ar semanalmente, sempre às segundas-feiras.
Nos demais dias da semana, Viva Maria pretende atualizar notícias sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia com spots e chamadas sobre segurança humana e justiça .
Tempo estimado para a veiculação: de 4 de abril a 6 de junho, num total de 10 episódios.
