Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria relembra o legado da mãe das quebradeiras de coco babaçu: Raimunda Gomes da Silva

Depois de quatro anos, sua memória continua mais viva do que nunca

Viva Maria

No AR em 07/11/2022 - 07:05

Olá amigas e amigos deste nosso programa que neste 7 de novembro é memória e saudade.

Há exatos quatro anos, a floresta de babaçu chorou. Chorou porque a mãe das quebradeiras de coco babaçu se foi.  Vítima de diabetes, nossa Raimundinha faleceu em sua residência, no assentamento Sete Barracas, em São Miguel do Tocantins, na noite de 7 de novembro de 2019.

Dona Raimunda Gomes da Silva, uma das maiores lideranças rurais que esse nosso Brasil já conheceu  ganhou mundo. Saiu do   Bico do Papagaio e eu tive o privilégio de estar com ela até na China na Conferência de Beijing e em muitos outros importantes momentos da luta das mulheres pelos seus direitos e  pelo meio ambiente. Fosse  hoje, com certeza, ela estaria  na COP 27 entoando seu canto na defesa dos babaçuais da  Amazônia.

Quis o destino que a convite da Rede Cerrado eu pudesse estar ao lado de um grupo de mulheres tronco, aqui em Brasília, e juntas  cantamos e choramos a  morte da nossa mulher palmeira. Maria do Socorro Teixeira Lima, dona Socorro, quebradeira de coco e presidente da Rede Cerrado, escreveu  com lágrimas uma nota de  pesar. Consegui ouvir Dona Socorro sobre a trajetória de luta que fez de Dona Raimunda a mãe das quebradeiras.

Nesta edição, em meio a inúmeras homenagens, Viva Maria encontrou o registro de uma entrevista  sobre vida e morte, feita em 2004 com a própria  Dona Raimunda por ocasião da morte de sua mãe.

Clique no player acima e confira.

 

 

 

Dona Raimunda do Coco

 

 

Criado em 07/11/2022 - 07:05

Mais do programa