Na figura emblemática de Rosa Weber, ministra que ontem presidiu sua última Sessão Plenária no Supremo Tribunal Federal, Viva Maria faz questão de traduzir o verdadeiro espirito democrático que essa figura ímpar da magistratura brasileira representa a partir do voto com o qual na última sexta-feira,ela defendeu a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação no Brasil.
"A maternidade é escolha, não obrigação coercitiva. Impor a continuidade da gravidez, a despeito das particularidades que identificam a realidade experimentada pela gestante, representa forma de violência institucional contra a integridade física, psíquica e moral da mulher, colocando-a como instrumento a serviço das decisões do Estado e da sociedade, mas não suas".
E para que possamos melhor avaliar a dimensão que esse voto tem na vida das brasileiras vamos ouvir a Dra.Leticia Vella , advogada e mestranda em gestão do território na Universidade Federal do ABC em São Paulo e integrante do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde/SP.