Neste dia 15 de novembro, quando se comemora a proclamação da República, o Viva Maria reafirma seu compromisso com a reparação histórica e a inclusão da população negra em nosso país.
Nesta edição, a gente ouve a advogada Vera Lucia Santana Araújo, integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.
Vera fala sobre o dialógo e embates que ocorreram entre o movimento abolicionista e a luta pelo fim da monarquia. A jurista também saúda os avanços conquistados em nome da igualdade racial.
Ouça no player ▶️ acima ⬆️ .
O Viva Maria é apresentado pela jornalista Mara Régia há mais de 40 anos. É ela quem assina o texto de abertura. Leia abaixo ⬇️:
"Oi, oi gente amiga desse nosso programa que neste histórico 15 de novembro saúda a República, essa senhora de 132 anos que, infelizmente, ainda não conseguiu cumprir até hoje o ideal democrático de acabar com as desigualdades em nosso país. Sim, e nunca é demais lembrar que em 1889 nosso país tinha 14 milhões de habitantes, sendo quase 2 milhões de ex-escravos.
Não por acaso, a Proclamação da República se deu um ano e meio após a abolição da escravatura. Contudo, mesmo agora quando já somos mais de 213 milhões de habitantes a cultura escravocrata continua viva!
E é por isso que o Viva Maria na semana da consciência negra dá inicio às reflexões sobre o tema ouvindo uma Super Maria quee desde a primeira década desse nosso programa ela sempre esteve presente nos debates sobre a reparação histórica que o Brasil ainda está a dever ao povo negro.
Como advogada e integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, ela tem se mostrado incansável no combate às desigualdades raciais. Seja muito bem-vinda, Dra Vera Lucia Santana Araújo!"