Em entrevista exclusiva ao Viva Maria, a ministra da Igualdade Racia, Anielle Franco, falou sobre a polêmica partida entre Brasil e Argentina, que transformou o estádio do Maracanã, na última terça-feira (21), numa briga generalizada. Após a confusão, pelo menos 17 torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e 2 precisaram de atendimentos médicos. As punições impostas aos infratores foram transações penais e, no caso de 1 deles, medida cautelar de afastamento dos estádios e comparecimento ao juízo.
Mas, além disso, coube a uma torcedora argentina o crime maior: em plena Semana da Consciência Negra, a torcedora argentina Maria Belen Mautecci foi acusada de racismo contra uma funcionária de uma empresa que presta serviços no estádio. De acordo com testemunhas, a vítima foi chamada de ‘pedaço de macaco’. Maria foi presa preventivamente por injúria racial, na madrugada desta quarta-feira (22). A juíza responsável pelo caso considerou que a liberdade provisória da torcedora poderia causar risco à ordem pública.
Clique no player acima e ouça o que a ministra Anielle Franco disse sobre esse triste episódio de racismo no futebol brasileiro.