Para celebrar a repatriação de brasileiras e brasileiros da Faixa de Gaza, o programa desta terça-feira (12) resgata trechos de entrevista feita com Clara Charf, responsável no Brasil pelo projeto Mil Mulheres pela Paz.
Ouça no player ▶️ acima ⬆️ .
O Viva Maria é apresentado pela jornalista Mara Régia há mais de 40 anos. É ela quem assina o texto de abertura. Leia abaixo ⬇️:
"Oi, oi, gente amiga da paz! Mais do que nunca, nesta edição, nosso programa se une a corrente humanitária que, finalmente, possibilitou a volta de 32 brasileiros nas primeiras horas da madrugada de segunda feira (12).
O Viva Maria comemora o fim de uma missão que, em alguns momentos, nos pareceu impossível. Afinal, como retirar da área de conflito os compatriotas que estavam sob fogo cruzado na Faixa de Gaza?
Graças a tenacidade da diplomacia brasileira capitaneada pela determinação do Presidente Lula, podemos enfim respirar aliviados mas não sem antes na pessoa do assessor internacional e ex-Chanceler Celso Amorim, do ministro de Relações Exteriores, agradecer a retirada de todos os brasileiros que desejaram deixar Gaza.
A vitoriosa operação "Voltando em Paz", que inclusive repatriou quase 1,5 mil brasileiros, bem como 53 animais domésticos, a partir de agora se completa com o grupo de 22 brasileiros, 7 palestinos naturalizados brasileiros e 3 palestinos.
Contudo, o fim da missão não encerra nossa preocupação com a situação na Faixa de Gaza que é desumana e covarde porque tem nas crianças seu alvo mais cruel.
Por isso mesmo, para que continuemos na luta junto ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, por um cessar-fogo humanitário que possa nos devolver a paz tão esperada, o Viva maria faz questão de ouvir a humanista Clara Charf, ativista pelos direitos humanos, responsável no Brasil pelo Projeto Mil Mulheres pela paz. Um projeto que viveu seu melhor momento em 2005."