Alô povão da Viradouro!
Parabéns! Desde ontem Niterói, em festa, canta vitória com a força da mulher negra tão bem representada na tradição das sacerdotisas em ritos de louvor à serpente sagrada.
Contudo, a grande campeã das Escolas de samba no Rio, ainda espera a confirmação do campeonato porque, pelo menos, quatro agremiações entraram com recurso junto à LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro questionando uma suposta violação de regras na comissão de frente.
E enquanto aguardamos os desdobramentos de toda essa polêmica, Viva Maria faz questão de comemorar mais um dos 22 titulos da centenária Portela eleita a melhor escola do Grupo Especial pelo júri do Estandarte de Ouro 2024. A escola de Madureira levou para a Avenida o romance histórico de Ana Maria Gonçalves! A obra é narrada do ponto de vista de Luiza Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama e é tão arrebatora quanto robusta em suas 952 páginas!
E não por acaso o livro está esgotado na plataforma de compras online Amazon, desde ontem "Defeito de cor ". É a história de uma mãe, heroína, filha de África como a nossa entrevistada de hoje! Falo da carioca Cristiane Sobral que é escritora, atriz, mestre em teatro e culturas afro-brasileiras. Vamos ouvi-la falar da alegria e do prazer de falar sobre a obra de Ana Maria Gonçalves transformada em enredo pela Portela!