Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Viva Maria despede-se de Maria Conceição Tavares

Viva Maria

No AR em 10/06/2024 - 14:25

Queridas Marias! É com o pensamento cheio de jardins que, nesta edição, convido todas vocês a colherem os cravos e cravinas com as quais Viva Maria se despede da mais brasileira de todas as portuguesas! Adeus, Maria Conceição Tavares! Seu  nome encontra no substantivo feminino veemência, sua força e identidade!

Ouça a íntegra do programa no player acima.

Conceição Tavares fez da impetuosidade a eloquência mais comovente; fez do arrebatamento, entusiasmo e ardor, a energia mais calorosa com a qual saudou a Revolução dos Cravos em sua cinebiografia Livre Pensar, do cineasta José Mariani!

Na cena do documentário ouve-se o grito de alguém : “Viva a democracia!”, e de imediato, Conceição Tavares exclama: “Viva 25 de Abril!”, data histórica de 1974. O filme termina com Conceição em trajes típicos dançando a primavera do país que lhe serviu de berço!

Viva a Revolução dos Cravos imortalizada na musica Tanto Mar por Chico Buarque!

Como os cravos e cravinas, o alecrim,também é considerado símbolo de energia! A mesma com que Conceição Tavares lutou bravamente por toda sua vida pela justiça social.

Como professora e economista produziu textos que se tornaram clássicos , contudo foi na cena política, que sua militância ao lado das causas populares se notabilizou! Fosse ao lado do Sr. Diretas, Ulysses Guimarães, fosse em 86, quando fez parte da equipe que criou o  Plano Cruzado.

Nos anos 90, já como deputada federal  foi a voz da resistência contra os retrocessos que ameaçavam  o estado brasileiro. E em 2002, meninas eu tive o privilégio de vê-la no Fórum Social  Mundial, realizado na sofrida Porto Alegre de hoje, reafirmar sua altivez, e compromisso com a luta pela transformação social.

Palavras dela: "não sou sábia, sou apenas como vocês, apenas mais velha, uma militante que não parará até a hora de morrer! Marchem até morrer!".

 

Criado em 10/06/2024 - 14:25

Mais do programa