Essa edição do Viva Maria celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina.
A data tem origem na 19ª emenda à Constituição Americana, aprovada em 18 de agosto de 1920.
E, em tempos de eleições, esse 26 de agosto nos dá a oportunidade de discutirmos ações efetivas para o alcance a igualdade de gênero, seja na política e principalmente nas relações de poder.
E nunca é demais lembrar que, segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero do Fórum Econômico Mundial, serão necessários 130 anos para que se alcance a paridade de gênero.
Esse relatório compara o estado atual e a evolução da igualdade de gênero em 146 países analisando quatro dimensões principais: participação econômica e oportunidade, nível de educação, saúde e sobrevivência, e empoderamento político. E nesse ranking lá está o nosso Brasil que felizmente saiu da posição de número 94 que ostentava em 2022 para 57 no ano passado! 40 posições a mais no ranking de igualdade de gênero
No entanto, sabemos que em nosso país, ainda há grande disparidade de gênero na participação econômica e mais ainda na política.
Embora saibamos que nenhum de nós estará vivo em 2154, custa nada aproveitarmos esse Dia Internacional da igualdade da mulher para comemorarmos uma conquista das brasileira que começa a fazer diferença! Falo da igualdade salarial entre homens e mulheres .
Jacqueline Pitanguy, à luz da sociologia, analisa a cultura que o poder masculino exerce no mundo!