Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ECA: especialista analisa alteração aprovada no Senado

Ouça Heloísa Oliveira, da Fundação Abrinq, que falou ao Viva Maria

Em plena semana de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Senado Federal acabou de desembrulhar, na última terça-feira (14), o presente que a Câmara dos Deputados já havia preparado para comemorar os 25 anos do ECA, com tudo que tem direito, ou melhor, com redução de direitos.

 

Saiba mais sobre o assunto:

 

Senado aprova mudanças no ECA e aumenta tempo de internação

 

Por 43 votos a 13, senadoras e senadores aprovaram o Projeto de Lei que aumenta o tempo de internação de três para dez anos das crianças e jovens que cometem crimes hediondos. Contudo, Heloísa Oliveira, administradora-executiva da Fundação Abrinq, vê nessa votação uma alternativa menos ruim do que a PEC 171, que altera a Constituição para reduzir a maioridade penal. É isso mesmo, Heloísa? Dos males, o menor?

 

“Pensando na perspectiva que temos, onde há um clamor por mudança no que diz respeito ao cumprimento de medidas socioeducativas e no que diz respeito aos adolescentes autores de atos infracionais, é muito melhor a gente pensar que a mudança seja feita no Estatuto da Criança, mesmo que isso signifique um aumento do tempo que esses adolescentes vão ficar, do que seja feita uma alteração na Constituição reduzindo a maioridade penal”, disse.

 

Heloísa Oliveira explicou que a grande diferença entre uma mudança e outra é que o adolescente, com a proposta que aumenta o período de internação, vai ficar mais tempo internado, porém em um ambiente apropriado para adolescentes. Ao contrário da lei que reduz a maioridade penal, que além de deixar o menor infrator internado por mais tempo, vai misturá-lo aos demais presos do sistema prisional.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia

 

Confira a linha do tempo dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):



Criado em 16/07/2015 - 14:28 e atualizado em 16/07/2015 - 10:38

Mais do programa