Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em memória à Betty Lago: Viva Maria homenageia atriz e ex-modelo

Programa traz edição especial dedicada à atriz, que perdeu a luta

Em memória, a edição desta terça-feira (15) do programa Viva Maria é dedicada à atriz e ex-modelo Betty Lago, que perdeu a luta contra o câncer no último domingo (13). Além de ter se mostrado uma guerreira desde a descoberta da doença, em 2012, Betty Lago, apesar de gravitar em torno do mundo da moda, teve a coragem de se libertar da roupa.

 

Em nome da coragem que a vida exige de todos nós, o programa se antecipa a denúncia de transfobia que será levada à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília, graças à bravura da professora de filosofia de São Paulo, formada pela Universidade de São Paulo (USP), Luiza Coppieters.

 

Conheça a trajetória de Betty Lago

 

Por cinco anos, ela lecionou em um tradicional colégio de São Paulo, mas, no final do ano passado, Luiza assumiu sua transexualidade. Ela está no Viva Maria para falar sobre como a escola reagiu e qual é o desfecho dessa história.

 

A professora contou que sofreu pressão por parte dos colegas de trabalho depois que assumiu a transexualidade. A partir daí, além de ser excluída do corpo docente de algumas turmas da escola, ela foi demitida, em junho deste ano, após licença médica.

 

Com isso, Luiza Coppieters explicou que decidiu procurar a deputado Erika Kokay, em Brasília, para fazer a denúncia contra a escola por transfobia em ambiente de trabalho privado.

 

“A questão da transfobia não é mais minha. Não é mais o meu caso isolado. É uma questão que eu queria trazer para Brasília, porque é um processo que é perverso, ainda mais em ambiente de trabalho privado”.

 

A professora lamentou, ainda, a falta de políticas públicas para a educação voltadas às questões de gêneros.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 15/09/2015 - 14:21 e atualizado em 15/09/2015 - 11:30

Mais do programa