Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ativista destaca importância de "Enem Feminista"

Para a feminista Jacira Melo, o exame é também um concurso de formação

As discussões sobre o tema da prova de redação do chamado “Enem Feminista” nas redes sociais encontram eco no discurso de lideranças indígenas, como Eliete da Silva Xerente, que participa dos Jogos Mundiais Indígenas em Palmas, no Tocantins.

 

Ainda nessa segunda-feira (26), na arena dos jogos, de onde o Viva Maria está sendo transmitido, a apresentadora Mara Régia entrevistou a representante indígena, que, ao ser questionada sobre os maiores desafios das mulheres indígenas, fez questão de falar, em primeiro lugar, da violência entre os seus pares. “A violência contra a mulher e jovens é grande”.

 

Leia mais:

 

Mercadante diz que tema da redação do Enem foi uma excelente escolha

 

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, tema da prova de redação do Enem no último domingo (25), o programa entrevistou a feminista Jacira Melo, diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão Mídia e Direitos, que comemorou a novidade na prova deste ano.

 

“Me parece que o Enem foi muito feliz, porque o exame é o maior concurso para a entrada em um curso superior do mundo. Ele é um concurso de formação de profissionais, mas, também, um concurso de formação no campo ético e moral. É isso que é a universidade. Então, trazer esse tema foi muito feliz”.

 

Para a feminista, o Enem convocou 7 milhões de estudantes em todo o Brasil para escrever sobre uma questão social grave no país.

 

“É um tema atual, debatido nos meios de comunicação por sua gravidade. Violência doméstica, violência sexual, assédio nos transportes. Foi uma escolha muito feliz, porque a maioria dos estudantes já ouviu este debate na mídia, conhece ao menos uma mulher que sofreu violência perto de si. Então, os jovens tiveram condições de fazer essa reflexão”.

 

Confira a entrevista na íntegra clicando no player acima!

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Caiu no Enem: Amazônia Brasileira comenta a prova

Após sair o resultado do Enem, acompanhe aqui como utilizar as notas

Criado em 27/10/2015 - 12:52 e atualizado em 27/10/2015 - 11:31

Mais do programa