Desde 1986, a cada primeira segunda-feira de outubro, o mundo celebra o Dia do Habitat, uma iniciativa da ONU que tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o direito humano à moradia adequada e, ao mesmo tempo, lembrar a todos os seres que habitam essa nossa “casa planetária” que a Terra é a nossa mãe. Para o teólogo e escritor Leonardo Boff, uma mãe que vem sendo muito maltratada por suas filhas e filhos.
Ouça também:
Diretora de ONG alerta para urgência na preservação dos oceanos
“A Terra nos dá tudo o que precisamos, criou a nós, nos dá a alimentação, nos dá o ar, nos dá tudo. No contrato, você devolve aquilo que ela nos dá em forma de agradecimento, de respeito e de amor, e nós não fazemos. Nós agredimos, nós chutamos, nós a violamos, nós devastamos a Terra. Então, nós temos uma dívida muito grande e hoje a Terra está não só doente, está crucificada”.
Boff faz um alerta aos ouvintes para que cuidem com mais carinho da nossa Mãe Terra - nossa grande morada.
"Infelizmente, o Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo e isso é uma agressão terrível ao solo. Temos que nos indignar, não aceitar isso. Temos que pressionar as autoridades para que proíbam esses produtos. Além disso, devemos ter o mesmo respeito com a Terra que temos com as nossas mães. Temos que cuidar da Terra, pois tudo que amamos nós cuidamos".
Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.
Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.
Apresentação e Produção: Mara Régia