Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atleta indígena participará do revezamento da Tocha Olímpica em Brasília

Ouça a mestre em direitos humanos, Daiara Tukano, sobre a participação

Viva Maria da terça-feira (3) dá as boas vindas à Tocha Olímpica que acabou de chegar a Brasília para dar início a uma grande maratona pelas cinco regiões brasileiras rumo ao Rio de Janeiro que vai sediar, a partir de 5 de agosto, o maior evento esportivo da humanidade!

 

Numa antecipação do clima que irá emocionar não só os atletas, mas todos que estiverem hoje na capital do Brasil para viver esse momento histórico, Viva Maria compartilha os ecos da cerimônia que aconteceu na tarde da segunda-feira (2), no Memorial dos Povos Indígenas, sob o signo do fogo e do canto das lideranças que lá estavam para fazer um ritual de celebração da paz mundial e pela garantia do direito às suas terras e preservação de suas línguas e cultura.

 

Confira também: Chama olímpica chega ao Brasil; siga o caminho da tocha

 

Por alguns instantes, quem esteve na cobertura dos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em outubro do ano passado, se sentiram em Palmas (TO) ao som da música que Margareth Menezes transformou em hino.


Ao fim da cerimônia e da leitura da Carta da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil que ainda hoje será lida pela liderança indígena Sonia Guajajara - antes que o atleta indígena Kamukaika Lapa Yawalapiti carregue a Tocha Olímpica no circuito interno do Memorial dos Povos Indígenas no coração do Brasil -, a apresentadora Mara Régina teve a oportunidade de ouvir Daiara Tukano que faz mestrado em Direitos Humanos na Universidade de Brasília sobre o simbolismo do fogo e também sobre a participação das mulheres indígenas nos jogos.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 03/05/2016 - 12:29 e atualizado em 03/05/2016 - 10:45

Mais do programa