Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Senado aprova aumento da pena para estupro coletivo

A punição pode chegar a 16 anos e oito meses de prisão

O estupro coletivo que vitimou uma jovem de 16 anos, numa comunidade do Rio de Janeiro, continua provocando muita discussão e alguns equívocos.

 

Na última terça-feira(31), o Senado Federal aprovou um projeto de lei que prevê pena mais rigorosa para os crimes de estupro, praticados por duas ou mais pessoas. A proposta, além de agravar a punição, tipifica o crime de estupro coletivo que, atualmente, não é previsto no Código Penal brasileiro. O texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados, mas já suscita o debate entre os especialistas na temática da violência contra a mulher.

 

Segundo essas vozes, esse não é o melhor caminho para o enfrentamento dessa tragédia brasileira. Até porque o que precisa mudar é a cultura que insiste em colocar as mulheres, vítimas de violência, no banco dos réus. E é exatamente  isso o que está acontecendo com a jovem do Rio de Janeiro.

 

A promotora de Justiça Silvia Chakian, especialista na matéria há mais de uma década, analisa esse e outros aspectos do caso:

“Esse caso chama a atenção por vários aspectos. Em primeiro lugar, daquela violência que choca, que é bárbara, que é cruel e mostra um lado do ser humano que resistimos a reconhecer que exista. Após isso, veio uma violência compartilhada na internet, que proporcionou uma revitimização dessa vítima, de uma forma muito cruel, então quando analisamos o compartilhamento desse vídeo e os comentários que se seguiram a ele, de escárnio, carregados de discriminação, de julgamento moral contra essa vítima, colocando-a no banco dos réus, isso demonstra uma sociedade ainda muito cruel e violenta, com relação à mulher”, afirma Silvia Chakian.

 

Clique no player acima e ouça na íntegra.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.
Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 03/06/2016 - 17:32 e atualizado em 03/06/2016 - 14:38

Mais do programa