Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anemia falciforme prevalece na população afrodescendente

Ministério da Saúde considera a doença um problema de saúde pública

Na Semana da Consciência Negra, o Viva Maria abre espaço para falar de uma doença que atinge, particularmente, a população afrodescendente. Trata-se da anemia falciforme.

 


A doença é considerada pelo Ministério da Saúde um problema de saúde pública em nosso país, em razão da grande incidência que tem sobre a população negra, parda e mestiça. Para falar sobre a gravidade da doença e seus impactos na saúde da população negra no Brasil, ouvimos a médica Jurema Werneck que é também integrante da ONG Crioula, no Rio de Janeiro.

 


A médica informa que a patologia é de origem genética, e se o pai ou mãe possuírem traços falciformes, o filho pode herdar a doença. Ela destaca que a prevalência da anemia falciforme na população negra e mestiça dá-se por conta de uma mutação genética que surgiu no continente africano, trazida ao Brasil no período da escravidão.

 

Ouça íntegra da entrevista no player acima.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia 

 

 



Saiba informações sobre doença falciforme

Doença Falciforme, uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil

Livro autobiográfico narra luta contra doença falciforme

Criado em 23/11/2016 - 19:59 e atualizado em 23/11/2016 - 18:03

Mais do programa