Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MAM exibe esculturas monumentais de Yutaka Toyota

Artista japonês radicado no Brasil comemora 86 anos é tema de retrospectiva no Rio

Arte Clube

No AR em 13/12/2017 - 15:31

A trajetória do artista japonês radicado no Brasil Yutaka Toyota é contada em uma grande exposição, no Rio. A retrospectiva "O Ritmo do Espaço" dá ênfase às esculturas do artista e apresenta, ainda, trabalhos criados especialmente para a mostra. Toyota tem 86 anos. Nasceu no Japão e veio para o Brasil nos anos 50. Da pintura, passou à escultura, após um período morando na Itália.

De acordo com a curadora da exposição, Denise Mattar, sua obra promove uma integração entre visões artísticas do oriente e do ocidente. "Na realidade, o Toyota tem realmente dupla cidadania, porque assim como ele tem uma representatividade no Brasil, ele tem também no Japão. O trabalho dele vai crescendo e ele começa a fazer grandes esculturas monumentais, principalmente no Japão. Ele é um artista que expôs muito no Rio de Janeiro nos anos 70. Só que, depois - você sabe como é o ciclo da história da arte - acabou que ele ficou esquecido no Rio, daí o motivo de se fazer essa grande retrospectiva", conta Denise.

Clique no player e ouça a entrevista completa.

 

A exposição "Yutaka Toyota - O Ritmo do Espaço" está em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio, até 18 de fevereiro de 2018.

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta, de 12h às 14h, pela Rádio MEC AM 800 kHz e pelo site radios.ebc.com.br/mecamrio

Criado em 13/12/2017 - 15:47

Mais do programa