Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Léa Garcia é celebrada em exposição e vai virar documentário

Empresário Marcelo Garcia fala da preservação do legado da mãe

Arte Clube

No AR em 26/03/2024 - 13:00

Léa Garcia, umas das maiores atrizes brasileiras, tem sua história contada na exposição "Léa Negra Atriz da Liberdade", em Niterói. A mostra apresenta objetos pessoais, fotos, figurinos, prêmios, móveis e lembranças de filmes e novels estrelados por Léa.

A atriz, que nos deixou em 2023, aos 90 anos, foi uma pioneira nas artes e conquistou espaços antes proibidos a artistas negros. Acima disso, seu talento emocionava plateias fosse no cinema, televisão ou teatro. Na televisão, ela estrelou 56 obras (entre elas "Escrava Isaura" e "Dona Beija"), no cinema 50 filmes e no teatro participou de mais de 60 peças. Foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, em 1957, por sua atuação no filme "Orfeu Negro". Léa também ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado, em 2004, com "As Filhas do Vento", e no Brazilian Film Festival de Toronto, em 2013, com "Acalanto". 

O Arte Clube bateu um papo com Marcelo Garcia, filho da atriz, empresário e idealizador da exposição "Léa: Negra Atriz da Liberdade".   

Clique no player acima para conferir a entrevista.

SERVIÇO

Léa: Negra Atriz da Liberdade
Período: De 12 de março a 12 de maio de 2024
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 - São Domingos, Niterói
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
 

Criado em 26/03/2024 - 15:00

Mais do programa