Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte e censura em destaque no Bate Papo Ponto Com  

Programa debate cancelamento de exposição sobre diversidade que gerou polêmica

No AR em 15/09/2017 - 10:05

Na sexta-feira (15), o Bate Papo Ponto Com fez um paralelo entre arte e censura e destacou o cancelamento da exposição  "Queermuseu", no Santander Cultural. Para a artista plástica, professora e jornalista, Elisa Magalhães, o artista reflete sobre a sociedade que vive através de seu trabalho artístico e deve ter total liberdade ao realizá-lo.  

"Não há naquela exposição um incentivo ou apologia a algo. É uma reflexão sobre as questões de gênero. Se essa reflexão sobre as questões de gênero de alguma forma lhe atinge é bom refletir sobre isso. Refletir sobre o seu incômodo" , sugeriu. 

Para a jornalista Clarisse Basso existe uma confusão no uso do termo "apologia".   

"Apologia é você apoiar e dizer que aquilo é bacana. Não é o caso da exposição. O que aparece ali é uma crítica a relações de poder, sexo e subjugação. A artista nos convida a refletir sobre o que acontece na sociedade. Precisamos diferenciar o que é citar, debater, mostrar com o que é fazer uma apologia", explicou.  

Ainda, por telefone, o programa contou com a participação do estudante de Artes visuais, Felipe Barros, que trouxe uma visão acadêmica do ocorrido. 

"Não foi uma surpresa porque alguns acontecimentos já davam sinais dessa censura. Temos discutido muito sobre até onde isso vai. Que tipo de arte seria permitido? A arte precisa ser política e eu como futuro educador quero que meus alunos tenham capacidade de raciocínio e autonomia de pensamento."

O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, pela Rádio MEC AM Rio.   

Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM. Curta a página da MEC AM no Facebook.  

Criado em 22/09/2017 - 12:26 e atualizado em 15/09/2017 - 12:59