Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crise da água: meteorologista comenta o clima e a previsão do tempo

Saiba como o clima e a previsão do tempo influenciam na falta d'água

Ainda na semana que o Bate-papo Ponto Com se volta para a crise da água, o programa nesta terça-feira (24) fala sobre previsão do tempo e o clima para as próximas estações. Será que vem chuva por aí? O ouvinte vai saber como o clima influencia a geração de água na cidade. O meteorologista da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e um dos criadores do SIMERJ (Sistema de Meteorologia do Estado do Rio), Valdo Marques, e o estudante de Jornalismo, da Facha, Guilherme Melo foram os convidados do programa.

 

Como hoje quase tudo passa pela previsão do tempo, o professor comentou os desafios da profissão, incluíndo aí a margem de erros, e os novos equipamentos que facilitam o trabalho no dia a dia. O que dizer sobre o aquecimento global? Fenômenos meteorológicos também entraram em debate no Bate-papo Ponto Com.

 

O meteorologista deu seu recado: "precisamos tratar a água para consumo da maneira como tratamos a energia elétrica. Temos que fazer um sistema integrado. Temos que buscar outras fontes de água. Não podemos desprezar, por exemplo, a dessalinização da água do mar. Não podemos desprezar a água subterrânea, nem a captação da água da chuva. [...] De hoje em diante nós não vamos ficar tranquilos, simplesmente esperando que nossos reservatórios sejam suficientes para suprir toda a água que nós temos necessidade". Clique no player acima e confira a íntegra do programa.

 

O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, pela rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no link das rádios EBC



Criado em 24/02/2015 - 14:42 e atualizado em 24/02/2015 - 18:02