Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Políticas públicas para combater a crise da água precisam ser mais discutidas

Para professor da UERJ, "a população está pagando um alto preço pela

Em mais um programa da série sobre a Crise Hídrica, o Bate-papo Ponto Com desta quarta-feira (25) entrevistou o coordenador da Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Adacto Ottoni. Também presente à mesa, o estudante de Jornalismo, da Facha, Guilherme Mello, que participa conosco durante toda a semana.

 

Ao falar sobre as obras que vêm sendo feitas, como os piscinões, Adacto foi enfático ao dizer que as obras essenciais, ou mesmo as de curto prazo, estão sendo esquecidas. "As políticas públicas estão na contramão da sustentabilidade ambiental e o Estado não está priorizando o que deve ser priorizado. Toda essa incompetência na gestão das bacias, quem paga a conta é o consumidor. Está na hora de cobrarmos do governo políticas para capacitação da água. O Brasil com essa luz solar e nós nem temos uma política para isso", disse ele sobre a falta de vontade política ou mesmo eficácia do Estado.

 

Ele também acrescentou que o problema das enchentes e da seca está relacionado não só à chuva, mas também à bacia hidrográfica. "Por isso eu digo e afirmo que o principal problema desta seca atual na região Sudeste não é a falta d' água. Pois, de 2010 para cá choveu demais. O principal problema é a bacia hidrográfica que está desmatada e degradada com este descaso das autoridades. Você acha, por exemplo, que a transposição do Rio Paraíba do Sul para a Serra da Cantareira vai resolver o problema da água? Não vai, pois a Cantareira está 70% desmatada e toda cheia de erosões", ponderou no debate.

 

Sob apresentação de Cadu Freitas, o Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, na rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Ouça também o programa, ao vivo, aqui no link das Rádios EBC.



Criado em 25/02/2015 - 22:16 e atualizado em 26/02/2015 - 18:57