Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bossamoderna apresenta o terceiro programa sobre os 60 anos da Bossa Nova

O repertório conta com composições de Johnny Alf, João Donato, Sérgio Mendes e Hermeto Pascoal

Bossamoderna

No AR em 22/04/2018 - 22:00

O Bossamoderna deste domingo (22) destaca os 60 anos da Bossa Nova e aborda o samba-jazz, um dos segmentos do movimento. 

O programa começa com uma das primeiras tentativas de fusão entre os dois estilos musicais e apresenta “Inquietação”, samba-canção de Ary Barroso, com solo de jazz do saxofonista americano, Bud Shank.

Vamos relembrar artistas que conseguiram realizar a fusão entre samba e jazz, como o carioca Johnny Alf, com “Céu e mar”, com arranjos de Celso Murilo, em faixa do disco “Diagonal”, de 1964.

Álbum Estamos aí, de Leny Andrade

 

Leny Andrade apresenta a música “Estamos aí”, composição dos cariocas Durval Ferreira, Maurício Einhorn e Regina Werneck. O programa traz a obra em faixa do álbum “Estamos aí”, de Leny Andrade, de 1965.

Wilson Simonal foi mais um carioca que escolheu o samba-jazz. Vamos destacar “Nanã”, composição do maestro pernambucano, Moacir Santos, com letra de Mário Telles, em faixa do álbum “A nova dimensão do samba”, de Wilson Simonal, de 1964.

No repertório do Bossamoderna teremos a participação do “Tamba Trio”, formado por Luiz Eça, piano, Bebeto Castilho, baixo, flauta e solo vocal e Hélcio Milito, bateria, com a obra “O amor que acabou”, dos cariocas Chico Feitosa e Luís Fernando Freire.

Outro trio memorável nascido na cena carioca, o "Bossa Três”, composto inicialmente por Luís Carlos Vinhas, piano, Tião Neto, baixo e Edison Machado, bateria, apresenta “Não faz assim”, composição de Oscar Castro Neves, em faixa do disco “Os Bossa Três”, de 1963.

O “Zimbo Trio” formado por Amilton Godoy, piano, Luiz Chaves, baixo e Rubinho Barsotti, bateria, faz parte desta edição com “Zimbo samba”, de Adilson Godoy, irmão de Amilton.

Sambrasa Trio - Em som maior

 

 O “Sambalanço Trio”, formado por César Camargo Mariano, piano, Humberto Clayber, baixo e por Airto Moreira, bateria, é destaque com “Deixa pra lá”, composição de Sérgio Augusto, feita em parceria com o carioca, Lula Freire, em faixa do disco “Reencontro com o Sambalanço Trio”, de 1965.

O “Sambrasa Trio” formado por Humberto Clayber, baixo, Airto Moreira, bateria e Hermeto Pascoal, piano, está no repertório desta edição com a composição de Hermeto, “Coalhada”. A música faz parte do disco “Sambrasa Trio em Som Maior”, de 1965.

O programa também traz o “Rio 65 Trio”, composto por Edison Machado, bateria, pelo baixista carioca, Sérgio Barroso e pelo pianista paulista, Salvador Silva Filho, o Dom Salvador e “Meu fraco é café forte”.

O “João Donato Trio” traz a música “Sambou sambou”, parceria de João Donato com João Melo, faixa do disco “Muito à vontade”, de João Donato e seu trio.

O baterista carioca Edison Machado apresenta “Aboio”, do saxofonista e flautista J.T. Meirelles, um dos solistas da faixa, ao lado do trombonista Maciel.

Falando em J.T Meirelles, ele lidera seu grupo “Os Copa Cinco”, neste terceiro programa sobre os 60 anos da Bossa nova, que destaca “Nordeste” mais uma composição do artista.

O “Sexteto Bossa Rio”, do pianista niteroiense, Sérgio Mendes, vem com “Ela é carioca”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

O trombonista carioca João José Pereira de Sousa, conhecido como Raul de Souza está nesta edição com “Você e eu”, de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes.

Outro baterista fundamental do samba jazz faz parte do Bossamoderna deste domingo. O carioca “Dom Um Romão” participa com a música “Telefone”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, em faixa do disco “Dom Um Romão”, de 1964.

Ícone máximo do afro samba-jazz, o maestro pernambucano Moacir Santos encerra o programa com “Coisa no. 2”, do álbum clássico “Coisas”, de 1965.

Bossamoderna vai ao ar todo domingo às 22h pelas Rádios MEC AM e MEC FM, com reprise toda quarta às 21h na MEC AM. Envie seus pedidos de músicas, participação ou informações da programação também pelo Whatsapp (21) 99710-0537.

Ouça a íntegra no player abaixo:

Criado em 18/04/2018 - 10:21 - Episódio Terceiro programa sobre os 60 anos da Bossa Nova

Mais do programa