Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sol é o tema de Bossamoderna neste domingo (28)

O repertório do programa festeja o astro-rei

É verão no país, e o sol também chega ao Bossamoderna, através das odes ao astro-rei dos modernistas de todos os matizes.

 

Para iniciar a viagem, vamos tomar "A Barca do Sol", formada por Nando Carneiro, Jaques Morelenbaum, Beto Rezende, Alain Pierre e Muri Costa. O grupo carioca estreou em 1974 a bordo deste poético manifesto homônimo, composição de Nando, Muri e João Carlos Pádua. E desembocamos no “Porto do Sol”, de Edu Lobo e Ronaldo Bastos, que Edu gravou no disco que levou seu nome, em 1973. E agora tomamos a “Estrada do sol”, de Tom Jobim e Dolores Duran, com Nina Becker. Seguimos pelos “Caminhos de sol”, de Herman Torres e Salgado Maranhão, na voz de Zizi Possi. A paulistana nascida no bairro do Brás com o nome de Maria Izildinha Possi também confrontou “A lua e o sol”, em composição de Eduardo Dussek e Luis Antonio de Cássio.

 

Da primeira geração da bossa nova, o paulista de Marília, João Lutfi, o Sérgio Ricardo, admira “um par de pernas lindas ao sol da tardinha”, em faixa de seu disco “A bossa romântica de Sérgio Ricardo”. Avança o dia e resplandece o “Sol da meia noite”, na voz da vanguardista paulistana Eliete Negreiros. Outra cantora paulista, Regina Machado, em seu tributo a Tom Zé, “Multiplicar-se única”, recém-lançado, rodopia na composição do baiano tropicalista, “Lua-gira-sol”, com arranjo de Dante Ozzetti. Mineira criada na Bahia, Jussara Silveira celebra a dupla autoral mineiro-niteroiense Beto Guedes e Ronaldo Bastos: “Sol de primavera”. Pernambucano do Recife, o compositor e cantor Tibério Azul propõe, em parceria com Dom Angelo: “Vamos ficar sol”. Gaúcho de Porto Alegre, o compositor Raul Boeira constata com Alegre Corrêa: “Clariô”. O tecladista, cantor, compositor e arranjador carioca Pedro Ivo divide com Aline Paes os vocais de “O sol seu”, composição dele.

 

Em sua estreia solo, “Fonte da vida”, em 1982, fora do grupo Boca Livre que o consagrou, o capixaba Zé Renato singrou o “Baião do sol”, de Nelson Ângelo e Ronaldo Bastos. Para fechar esta edição solar do Bossamoderna, a cantora Jussara Silveira volta à cena e recapitula “O dia que passou”, de Toni Costa e Luiz Ariston.  



Criado em 26/02/2016 - 23:50 e atualizado em 02/03/2016 - 12:02

Mais do programa