Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário "Martírio" fala sobre o massacre histórico dos Guarani-Kaiowá

No dia 19/4, Dia do Índio, haverá debate sobre o filme com a presença do diretor Vincent Carelli no Cine Brasília

Brasil Rural

No AR em 13/04/2017 - 08:32

Para falar sobre a estreia do documentário "Martírio", que chega aos cinemas do país neste fim de semana, o Brasil Rural desta quinta-feira (13) bateu um papo com o antropólogo e diretor da película, Vicente Carelli.

Valendo-se de arquivos históricos e de imagens produzidas por Carelli junto aos Kaiowá, ao longo de 10 anos, o filme busca edificar uma nova história, remontando às origens das políticas indígenas do Estado desde a Guerra do Paraguai, dos sucessivos projetos de integração dos índios ao sistema de trabalho, até o massacre forjado pelo agronegócio e a bancada ruralista nos tempos atuais. 

Premiado no Festival de Brasília 2016, filme do veterano cineasta Vincent Carelli retrata violência e as mortes sofridas por índios
(Reprodução / Facebook)

Narrado em primeira pessoa, o documentário de quase 3h de duração, chega em cartaz com enorme repercussão no circuito cinematográfico. Aclamado e premiado em inúmeros festivais e mostras no Brasil e no mundo, ele ganhou o prêmio do público de Melhor Filme de longa-metragem e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2016. Co-dirigido por Ernesto de Carvalho e Tita, o cineasta franco-brasileiro volta a Brasília no dia 19 de abril, Dia do Índio, para um debate com o público do Cine Brasília.

Confira o trailer do filme:

A entrevista completa com o cineasta e indigenista, você ouve no player acima. 

O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda a sexta, e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira. 

Criado em 13/04/2017 - 08:32

Mais do programa