Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curso treina produtores para o controle biológico de pragas

Pesquisadora da Embrapa fala sobre o manejo integrado de pragas

Brasil Rural

No AR em 07/11/2017 - 12:33

O controle biológico de pragas, técnica que utiliza organismos vivos para controlar outros organismos, está em pleno crescimento. É o que revelou a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Rose Monnerat em entrevista ao Brasil Rural. A empresa realizou, no mês passado, um curso de manejo integrado de pragas. "É uma prática totalmente natural que não deixa resíduos", esclareceu.

O processo passa por várias etapas: a identificação da praga, seus inimigos naturais, impactos no ambiente, produção desse organismo a um bom custo-benefício, estocagem, aplicação, efeito no campo e periodicidade de aplicação.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Segundo Rose, produtos de controle biológico devem aumentar na faixa de 20% ao ano. Com o aumento da oferta e da concorrência, a tendência é que o preço se torne mais competitivo.

"O agricultor hoje confia mais nesses produtos. Ele está vendo o efeito", declarou.

A pesquisadora afirmou que ainda é necessário difundir os produtos para os agricultores e formar mais pessoas que conheçam o controle biológico. Para Rose, também é preciso ter mais empresas trabalhando com o material brasileiro, além de uma legislação que promova o registro dos produtos com mais rapidez.

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 07/11/2017 - 13:02

Mais do programa