Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RR: Tensão entre brasileiros e venezuelanos faz diminuir fluxo de migrantes

Apesar da redução no fluxo imigratório, ainda é possível ver grupos de venezuelanos tentando refúgio no Brasil

Repórter Nacional

No AR em 23/08/2018 - 09:59

O fluxo imigratório reduziu em Pacaraima após os episódios de violência do último final de semana. Segundo relatos dos profissionais que trabalham com a triagem de imigrantes, até semana passada eram diárias as longas filas no posto de identificação. Mas desde o último domingo (19), os venezuelanos que vêm pedir refúgio ou residência temporária no país conseguem ser atendidos assim que chegam ao centro de triagem da fronteira.

Além disso, não se vê mais grandes aglomerações nas ruas com venezuelanos atrás de doações ou pedindo esmola. Os comerciantes locais ouvidos pela reportagem contam que de três a dois anos para cá o cotidiano da cidade mudou drasticamente.

A pacata cidade de cerca de 12 mil habitantes, na fronteira com a Venezuela, em Roraima, começou a conviver com novos problemas. O estopim para as manifestações contra os imigrantes foi a agressão a um comerciante local praticada supostamente por venezuelanos.

O ministério Público Estadual de Roraima abriu nesta quarta-feira uma investigação para apurar o crime de tentativa de latrocínio e a negativa de se usar uma ambulância para o transporte do ferido, outra reclamação dos moradores. O Ministério Público também solicita a instauração de um inquérito policial para investigar os fatos.

Apesar da redução no fluxo imigratório, ainda é possível ver grupos de venezuelanos tentando refúgio no Brasil.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (23):

 

Confira outros destaques:

- Supremo pode decidir hoje se é legal terceirizar atividades fim das empresas

- Força Tarefa da Lava Jato é prorrogada por mais um ano

- Brasil cria 47 mil empregos com carteira assinada em julho no melhor resultado desde 2012

Criado em 23/08/2018 - 10:07

Mais do programa