Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conab divulga dados do estudo de perdas no transporte de grãos

Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos, foram temas debatidos no Seminário Internacional, realizado nos dias 28 e 29 de novembro

Brasil Rural

No AR em 03/12/2018 - 10:52

Nesta sexta-feira (30), o Brasil Rural entrevista o superintendente de armazenagem da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, Stelito dos Reis, que mostra o resultado preliminar do estudo de perdas no transporte de grãos.

De acordo com o superintendente da Conab, para o conhecimento destes índices, foi feito um convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), para que organizasse um conjunto de pesquisadores, especialistas na área de perdas pós colheitas, para fazerem estudos acadêmicos que indicassem quais os atuais índices de perdas encontrados principalmente nas etapas de armazenagem e de transportes de grãos.

O especialista destaca que este é o primeiro estudo realizado no país que mensura a perda de grãos no momento do transporte.

“Isso é que é interessante. Esse estudo vai poder ser utilizado pela sociedade, pelo público agro na verdade, porque é um estudo que não vai se limitar soment às operações feitas pela Conab. É um estudo que vai utilizar perdas em operações no geral, que sejam feitos pela Conab ou pelo público privado”, esclarece Stelito Reis.

 

O superintendente da Conab ressalta que atualmente os estudos estão em fase preliminar, mas já dão um indicativo de uma redução no índice que temos atualmente que para o transporte fica em torno 0,25% e para armazenagem 0,3%. Os resultados do estudo mostram que podemos ter uma tolerância menor a perdas e que os índices comuns nas operações são mais baixos que esses.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:


Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 03/12/2018 - 11:04

Mais do programa