Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conab divulga relatório sobre a safra 2018-2019

Documento aponta situação climática favorável à lavoura, indicando crescimento

Brasil Rural

No AR em 12/12/2018 - 09:28

O Brasil Rural conversou nesta quarta-feira (12) com Eledon Oliveira, da Área de Avaliação de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ele fala do terceiro relatório sobre a safra 18/19. O documento indica crescimento em algumas áreas.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Segundo o especialista, o relatório mostra que a safra está dentro da normalidade esperada. A situação climática está favorável à lavoura indicando crescimento na área de algodão, milho e soja.

O documento aponta também redução na área do feijão e do arroz. Nos últimos cinco a oito anos, os produtores têm feito rodízio de cultura, com plantação de arroz e soja alternadas. Isso reduziu a produção do arroz e aumentou a de soja.

De acordo com o especialista, o produtor ao colher a soja planta o milho, tendo assim duas culturas. Com isso, a soja apresenta crescimento de 1,8%, que vai de 35,1 para 35,7 milhões de hectares. Já o milho de primeira safra cresceu 4,6%, o que corresponde a um aumento de 10,6 milhões de toneladas, superior à safra anterior. 

 

“Nós dividimos os estados em roteiros, quando o técnico sai visitando as cooperativas, os órgãos ligados à produção agrícola, produção de insumos e vendas de máquinas, levando os questionários para que o pessoal de campo, nos dê informações do que está acontecendo no momento, e uma previsão para os próximos três meses. E, paralelamente a esses dados, buscamos informações climáticas, que é mais uma ferramenta para que possamos ter uma avaliação mais aproximada”, explicou sobre a metodologia utilizada.

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 12/12/2018 - 09:50

Mais do programa