Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Evolução tecnológica marca os 109 anos do INMET

Instituto Nacional de Meteorologia elabora e divulga a previsão do tempo, executa estudos e realiza levantamentos climatológicos

Brasil Rural

No AR em 05/12/2018 - 07:58

Nesta quarta-feira (05), o Brasil Rural entrevista Francisco de Assis, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ele fala dos 109 anos de existência do instituto, responsável por monitorar todo território nacional e gerar informações para a sociedade, elaborar e divulgar a previsão do tempo, e executar estudos. 

Com um século de informação e serviço, um extenso banco de dados, e uma visível evolução tecnológica, o Inmet se empenha, cada vez mais, em fortalecer o estudo das mudanças climáticas, melhorando as informações no Brasil e no mundo. "Há 25 anos atrás, muita coisa era feita manualmente. Ia fazer o mapa do tempo, e demorava muito para fazer aquela análise. Hoje, você dá um cliquezinho e em questão de um minuto saem todos os mapas de uma vez, tudo automatizado", pontua o diretor. 

Francisco fala das mudanças climáticas globais, mas reforça o chamado microclima, oriundo também de diversos fatores relativos à dinâmica do crescimento demográfico. Um exemplo, segundo ele, é a cidade de São Paulo, que já foi chamada de terra da garoa e hoje se mostra com outra realidade.

Ele ressalta, ainda, o importante papel do Inmet no setor agrícola. O instituto acompanha a evolução dos fenômenos climáticos, coordena, elabora e executa programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas. “O sucesso da produção agrícola está associado, muitas vezes, com o comportamento do clima”, afirma.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Tags:  Inmet

Criado em 05/12/2018 - 08:11

Mais do programa