Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cosméticos são desenvolvidos a partir de produtos naturais do Pará

Grupo de trabalhadoras artesanais e extrativista se formou para ajudar na geração de renda no campo, agregando valor ao óleo da andiroba

Brasil Rural

No AR em 31/01/2019 - 08:46

O Brasil Rural desta quinta-feira (31) entrevistou Laise Santos Sampaio, que desenvolve projetos que ajudam na geração de renda no campo, no assentamento Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna (PA).

Ela faz parte de um grupo de extrativistas que desenvolvem fitocosmésticos e os fitoterápicos a partir dos produtos naturais da região: óleo de andiroba, banha de cupuaçu e castanha do Pará. 

Ouça a entrevista no player abaixo:


O projeto começou em 2006 com a criação do Grupo de Trabalhadoras Artesanais e Extrativistas, que antes, segundo Laise, trabalhavam isoladamente.   

Hoje são 16 mulheres que trabalham no grupo. Elas estão construindo uma casa para extrair o produto.

Em uma capacitação com farmacêutica, elas aprenderam a fazer cosméticos a partir do óleo, como sabonete, creme hidratante e pomada cicatrizante.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 31/01/2019 - 09:00

Mais do programa