O Brasil Rural desta segunda-feira (22) entrevistou Samuel Roggia, pesquisador da Embrapa Soja em Londrina - PR, para falar do Manejo Integrado de Pragas - MIP na cultura da soja, que pode reduzir a aplicação de defensivos agrícolas.
Ouça a entrevista no player abaixo:
O pesquisador explica que é um trabalho feito há um tempo e que tem demostrado ser possivel produzir soja com metade do uso de inseticidas, reduzindo as aplicações e diminuindo os custos.
Ele comenta que o clima do Brasil implica uma incidêniccia maior de pragas, mas há uma margem para redução e um uso mais racional de agrotóxicos.
No manejo convencional, são feitas cinco aplicações por safra com custo R$ 302 por hectare e, no manejo integrado, aplica-se metade por R$ 144,57. Em relação a produtividade no manejo convencional, são produzidas 48,67 sacas contra 50,07 no MIP.
Esse sistema necessita de assistência técnica e de treinamento oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.