Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tatus são responsáveis por inúmeros casos de lepra no Brasil

Animal é considerado um repositório de doenças que podem ser transmitidas ao homem

Brasil Rural

No AR em 13/02/2020 - 05:12

Muita gente se espantou ao saber que o Coronavírus, que já fez milhares de vítimas na China e em vários países, contaminou as primeiras vítimas possivelmente pelo consumo de animais como cobras e morcegos. Porém, o que muitos não sabem é que no Brasil todos os anos centenas de pessoas contraem doenças pelo consumo ou simples contato com animais silvestres. Um desses bichos é o tatu, um forte disseminador da bactéria que causa o Mal de Hansen, popularmente conhecido como lepra.

O programa Brasil Rural dessa quinta-feira (14) tratou do tema com João Marcelo de Paula Antunes, veterinário e doutor em doenças infecciosas.

Ouça no player abaixo:


Ele explicou que o tatu é um repositório de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas ao ser humano, como a lepra e a micose pulmonar.

As espécies mais consumidas no Brasil são tatu-peba e tatu galinha.

Além do risco que o consumo de carne de animais silvestres oferece, caçar é crime tipificado no artigo 29 da lei 9.605/1998, na seção dos crimes contra a fauna.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  tatu hanseníase

Criado em 13/02/2020 - 11:21

Mais do programa