Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como fazer o controle da Tuberculose Bovina

Doença que pode atingir todos os animais, e que causa prejuízo econômico muito grande, e se o animal for infectado, deve ser abatido

Brasil Rural

No AR em 15/07/2021 - 10:35

O Brasil Rural conversou com Cristina Corsi Dib, pesquisadora do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sobre a Tuberculose Bovina.

De acordo com a pesquisadora, a tuberculose bovina pode causar grande prejuízo ao produtor por ser uma doença que não tem cura e é altamente transmissiva.

Cristina Corsi Dib esclareceu sobre os perigos desta doença não só para os bovinos e bubalinos, mas também para o homem.

De acordo com ela a Tuberculose Bovina pode ser passada para o homem podendo ser confundida com a tuberculose humana. O tratamento é difícil uma vez que não existe um protocolo para esse tipo de tuberculose no homem.

Para evitar a contaminação é importante evitar tomar leite não fervido e consumir produtos lácteos que sejam produzidos com o leite cru.

A pesquisadora explica ainda que é importante ao adquirir um animal, fazer umteste intradérmico da Tuberculina.

“A tuberculina é um preparado feito com a própria bactéria que causa a tuberculose ou outras bactérias geneticamente parecidas, produzida aqui no Brasil, no Instituto Biológico, usada para fazer o diagnóstico. Se seu animal apresentar uma infecção, quando aplica a tuberculina, as células vão reagir e formar um edema; e esse inchaço, esse edema, depois de 72 horas é que vai determinar, com a leitura feita pelo do veterinário credenciado, se o resultado é positivo, negativo ou inconclusivo”, esclarece Cristina.

Ouça o áudio no player acima.

Criado em 15/07/2021 - 10:53

Mais do programa