Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pantanal teve redução de 29% de sua superfície alagada entre 1988 e 2018

Com pouco volume de chuvas e desmatamento, bioma tem perdido parte de sua água

Brasil Rural

No AR em 04/10/2021 - 05:00

A diminuição da quantidade de água que ameaça o Pantanal pode ser causada por diversos fatores. Entre eles, o desmatamento e o período de seca que o bioma está passando.

O Brasil Rural desta segunda-feira (4) conversou com o  engenheiro agrônomo, Eduardo Rosa. Ele é parte da equipe do Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) e falou mais sobre a perda de água da maior superfície úmida do planeta: o Pantanal.

Segundo o entrevistado, boa parte do planalto da Bacia do Alto Paraguai teve a sua área de floresta substituída por áreas de pastagens. Dessa forma, pelo fato de o Pantanal estar inserido em uma planície, abaixo da área desmatada, também contribui para diminuir as áreas alagadas, já que a qualidade da água que vem do planalto está inferior. E, com a seca, o uso agropecuário causa erosão no decorrer do tempo, acontecimento que muda o ciclo de alagamento do Pantanal. Logo, isso altera o volume de água, o que modifica e ameaça o bioma pantaneiro.

“Nós temos áreas de nascentes que foram simplesmente eliminadas nesse processo de abertura de área. Então, a eliminação de nascentes, junto com a desproteção do solo e das beiras dos rios, gera a situação que nós identificamos hoje”, relata Eduardo.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 04/10/2021 - 17:14

Mais do programa