Para evitar o desperdício de alimentos, que alcança cerca de 30% da produção de hortaliças no Brasil, a Embrapa lançou um grupo de caixas para o transporte desses produtos. A medida simples é uma boa prática agrícola, e favorece o manuseio mínimo e a rastreabilidade na cadeia de produção.
As caixas têm formatos que se adéquam melhor à acomodação dos produtos, oferecem mais segurança para os carregadores evitando lesões e podem ser manuseadas por meio de empilhadeiras, além disso, a ideia é que uma vez que as frutas, legumes e verduras sejam acomodados nas caixas, só sejam retirados delas pelo consumidor final, evitando assim o excesso de manuseio desses alimentos que é um dos motivos de perda dos mesmos.
A pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Rita Luengo, explicou ao Brasil Rural que evitar desperdício na fase pós-colheita, não é apenas uma questão de economia de dinheiro, mas de esforço do trabalhador e de recursos naturais que foram usados para produzir os alimentos.
Confira a entrevista na íntegra no player acima!
O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h; e sábado; às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.
Pesquisadora da Embrapa fala sobre a importância da vacinação do rebanho