Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Unidade de Beneficiamento de Pescado dá suporte comercial à produção do DF

A unidade promove uma forma colaborativa de melhorar o valor agregado

A Unidade de Beneficiamento do Pescado dá suporte comercial à produção de peixes no Distrito Federal. A unidade promove uma forma colaborativa de melhorar o valor agregado do pescado e assegurar a venda até em períodos menos favoráveis.

 

O presidente da Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais do DF e Entorno (HajaPeixe-DF), Francisco Baia, conversa com o Brasil Rural sobre o mercado de peixes neste final de ano e sobre a Unidade de Beneficiamento do Pescado do DF.

 

Ouça também:

 

Pesquisa calcula capacidade da produção de peixes em reservatório

 

Francisco explica que essa época do ano é uma época de pouco consumo de peixes tradicionalmente. Os brasileiros dão preferência a aves e suínos, deixando o peixe um pouco fora do cardápio. Para incentivar o consumo, são feitas algumas promoções, o que consegue manter a média de crescimento no consumo de peixe no país.

 

No Distrito Federal, apesar da distância do litoral e dos rios não tão grandes, o consumo per capita é quase 2 vezes o consumo per capita nacional. Na capital, são produzidas princialmente as espécies tilápia, tambaqui e pintado.

 

Ele conta, também, que as vendas vêm crescendo junto com o consumo e a proposta é produzir mais e de forma mais econômica, observando as tecnologias aplicadas e usando as melhores modalidades possíveis.

 

“A gente não tem domínio, não tem gestão, sobre o preço final do nosso produto, mas nós temos gestão e domínio sobre o custo de produção. E a gente, ao diminuir o custo de produção, gera um aumento indireto na comercialização dos nossos produtos”, explica.

 

Apesar de haver uma demanda, é preciso produzir de forma profissional e orquestrada, pesquisando a cadeia do início ao fim a fim de melhorar o valor agregado do peixe.

 

A Unidade de Beneficiamento, ou processamento, do pescado do Distrito Federal e Entorno surgiu por iniciativa do governo e alguns parceiros, como a associação, para atender a necessidade e a preocupação do produtor na hora de vender o produto.

 

Francisco Baia destaca que hoje um dos maiores entraves na produção de qualquer produto é a escoagem. A unidade auxilia, então, os produtores que não têm a técnica e o conhecimento de realizar as vendas, dando suporte comercial à produção do DF e entorno. A unidade garante a venda e promove segurança para o produtor, levando um produto fresco para o consumidor, o que favorece a segurança alimentar.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Criado em 18/12/2015 - 10:53 e atualizado em 18/12/2015 - 08:53

Mais do programa