Como combater pulgões em pequenas propriedades rurais? Um ouvinte do programa Brasil Rural enviou essa dúvida para o programa, e para responder essa questão, o programa convidou o engenheiro florestal da Gerência de Agroecologia da Emater-DF, Juliano de Oliveira.
Ele explica que o pulgão é um inseto sugador que pode atacar uma grande variedade de culturas. O pulgão é uma praga comum em hortaliças, como alface, repolho, couve e brócolis e na fruticultura, principalmente em citros. “Ele suga a seiva, então normalmente ocorre um declínio da força da planta, como alguns produtores afirmam. Ela fica mais murcha e há abertura pra outras doenças”, explica o engenheiro.
Segundo Juliano de Oliveira, em grandes extensões o controle químico é o mais comum. Já nas pequenas propriedades e hortas caseiras, a visita de um técnico pode ajudar a observar um manejo incorreto, como o uso excessivo de adubo a base de nitrogênio, que contribua com a presença dos pulgões.
Para o controle alternativo em pequenos locais, a indicação da Emater é a produção de um extrato de pimenta do reino ou malagueta, com alho e sabão. A pulverização do extrato deve ser feita em intervalos de 5 a 7 dias, nunac nos horários mais quentes do dia (entre 10 h e 15h), e sempre observando a necessidade.
A receita usa 100 gramas de pimenta, 2 litros de álcool comum, 100 gramas de alho e 50 gramas de sabão neutro ou 100 ml de sabão neutro liquido.
Confira o modo de preparo e a entrevista completa no player acima.
O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.