Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mel de Brasília é o melhor do país

Qualidade do mel produzido na cidade já foi reconhecido sete vezes

Apesar de não ser reconhecido por ter uma grande produção de mel, o Distrito Federal é considerado o local com o melhor mel do país, segundo as premiações do Congresso Brasileiro de Apicultura (CBA). O DF já esteve sete vezes entre os primeiros colocados. Segundo especialistas, o clima seco da região contribui para qualidade da produção do alimento.

 

Sobre o assunto, o Brasil Rural entrevistou o presidente da Associação Apícola do Distrito Federal (API-DF), Carlos Alberto Bastos. Ele aponta que outro diferencial para a produção de mel no DF é a diversidade de espécies da região.

 

Criador de aproximadamente 30 colmeias, com 20 diferentes tipos de abelha, que produzem uma média de meia tonelada de mel por ano. Bastos discorreu ainda sobre os custos de produção e os equipamentos necessários para a criação de abelhas.

 


Segundo dados da Emater, existem 152 criadores de abelhas assistidos produzindo uma quantidade anual aproximada de 24 toneladas de mel nas 1.146 colmeias espalhadas por todo a cidade. Sendo que de todo o mel comercializado no DF, apenas 30% são de produção local.  A região do Gama é a maior produtora de mel do DF, com 37,26% da participação na produção, seguida de Planaltina, com 31,52% e Ceilândia, com 18,81% da produção.

 

Confira a entrevista no player acima.

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.

 



Mercado e Cotações: Economista faz balanço agropecuário de 2016

Criado em 03/11/2016 - 12:48 e atualizado em 03/11/2016 - 11:21

Mais do programa