Duas equipes do câmpus Planaltina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) disputaram o desafio de produtividade leiteira da 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento, ocorrida em Brasília entre os dias 10 e 13 de novembro. Os times eram formados por alunos do ensino médio integrado ao curso técnico de Agropecuária.
A equipe Geprotec (Bovinocultura leiteira: tecnologias para gerenciamento da produção) conquistou o 3º lugar no evento. O grupo foi orientado pelo professor Vinicius Machado e foi formado pelos alunos: Álvaro Mota, 17, Joyce Spindola, 16, Leo Jaime Ribeiro, 18, Naicon Rech, 18, Priscila Evangelista, 16, e Walyson Borges, 18. A equipe concorreu com universidades de outras federações no segmento Engenharias Agrícola e Pecuária. No DF, a rival foi a equipe Bemap (Bem-estar animal, sustentabilidade e tecnologia de automação na bovinocultura de leite), também do IFB, e formada por 6 alunos.
Para explicar como o projeto funciona, o Brasil Rural desta quarta-feira (16) conversou com o coordenador da equipe vencedora, Vinicius Machado, que falou entre outras questões, sobre o sistema de irrigação, o aumento do conforto térmico dos animais, a detecção do cio, o reaproveitamento da água, o pasto rotacionado e a gestão do sistema pela internet.
Clique no player acima e ouça a entrevista.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira.
DF vive uma das piores crises hídricas dos últimos anos