O estudante de Arquitetura e Urbanismo João Marcos Cunha Filho, de 24 anos, se candidatou a vereador de Colatina, no Espírito Santo, em 2016, mas não foi eleito. Mesmo assim, ele decidiu pôr em prática algumas propostas de campanha. Entre elas, está o projeto que transforma o número de votos que recebeu, 873 no total, em árvores que serão plantadas ao longo de quatro anos.
Em entrevista ao Brasil Rural desta terça (17), ele explica mais sobre a ideia e os projetos que pretende desenvolver na área do meio ambiente. Até o momento, ele já plantou mudas de espécies como ipê amarelo, paineira rosa e pata de vaca. Para cumprir a meta e fazer o mapeamento das nascentes e locais de risco de desmoronamento em Colatina, João conta com o apoio de instituições como o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e o Instituto Terra.
O candidato também apresentou como projeto a criação de novas leis que incentivem o reflorestamento das nascentes, margens de rios e topos de morros. A região ainda sofre os reflexos do desastre de Mariana (MG), ocorrido em 5 de novembro de 2015.
Ouça a entrevista, no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar, no sábado às 7h, e de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, pela Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação de hoje foi de Solimar Luz.